Actualizar o Samsung Galaxy Tab para ICS 4.0.4

Fruto de uma casualidade, acabei por ter a oportunidade de actualizar um Samsung Galaxy Tab 7″ (SG7) para o novo Android Ice Cream Sandwich (ICS).

A questão do updates tem sido amplamente debatida por todos. Infelizmente, as marcas deixam cair no esquecimento aparelhos sem outra justificação que não os lucros financeiros. A comunidade Android tem feito um trabalho notável nesta área, contudo nunca poderá ser esta mesma comunidade a substituir aquilo que é responsabilidade do fabricante.

AVISO: embora estes passos tenham sido testados por várias pessoas, há sempre a hipótese de algo correr mal. Como tal, não nos podemos responsabilizar por quaisquer problemas. A responsabilidade da actualização fica a cargo de cada um.
Passemos então ao guia, o qual foi fruto de uma solicitação de um familiar: pediu-me que lhe actualizasse o seu Galaxy Tab, o qual se encontrava com a última actualização providenciada pela TMN.

Podem ver a versão que tem instalada em: Definições-Sobre.
O guia está montado apenas para quem tenha um Galaxy tab versão P1000 com Android 2.3, Gingerbread “original”.
Tem dois passos:
  1. Instalar um kernel modificado (altera a recovery e o formato das partições para ext4)
  2. Instalar a ROM ICS
E o que é a recovery? Pode dizer-se que é algo semelhante à BIOS do vosso PC. Permite repor a configuração de fábrica e instalar um update oficial em formato zip. A versão alterada tem mais funções que a de origem.
Além do modo recovery, têm o modo download, o qual possibilita a instalação de roms/kernel/radio via PC (daí a necessidade do driver em baixo).
Devem ainda ter instalado o driver para o vosso SG7. Têm duas possibilidades:
  • Via SAMSUNG Kies v2.2.0.12014_18_8, que instala o driver automaticamente.
  • Utilizar o driver Samsung (disponível no ficheiro GB-Stock-safe-v5.zip em baixo).

Se instalarem o Kies, devem garantir que o mesmo não está a correr a quando da execução do flash. Têm ainda de ter 3GB livres no SD interno !!!!!

Devem descarregar os seguintes ficheiros:
Links para os ficheiros:

Extras para o que der e vier:

Antes de começar , devem transferir para o vosso sd interno os seguintes ficheiros:

  • aokp_galaxytab_milestone-4.zip
  • gapps-ics-20120304-signed.zip
  • P1000-CM9-HumberOS-Kernel-20120304.zip
  • Overcome_7_Series_v4.1.0_Wipe.zip

Nem todos vão ser necessários, é apenas uma salvaguarda para se algo correr menos bem.
Como vamos efectuar uma reposição de fábrica antes do flash, aconselho a utilização do titanium backup para efectuarem uma copia de segurança das aplicações e respectivas configurações/dados.
1º Passo

Descompactar o ficheiro GB-Stock-Safe-v5.zip, aceder à directoria Odin3_v1.7

Correr a aplicação Odin. Certificar que só têm o pisco nas duas opções assinaladas  em baixo.

Clicar em PDA e escolher o ficheiro Overcome_Kernel_v4.0.0.tar anteriormente descarregado.

A caixa da secção PDA passa a apresentar o ficheiro a cima referido.
Agora há que colocar o SG7 em modo Download. Para isso devem desligá-lo e depois carregar simultaneamente (durante alguns segundos) nos botões baixar volume e ligar (power). O ecrã ilumina-se e aparece a imagem em baixo.

Se tiverem dúvidas relativas a esta acção, o vídeo em baixo esclarece as mesmas.

Certifiquem-se que o KIES não está a correr! Ligar o SG7 ao PC. Como já têm o driver instalado, não haverá problemas no reconhecimento do equipamento. Se a caixa 1 (ver em baixo) ficar amarela com uma porta COM listada, é sinal que o equipamento foi correctamente detectado. Caso (1) se confirme, clicar em start para instalar o novo kernel.

Este passo é bastante rápido. No canto superior e inferior esquerdo têm informação sobre o progresso da acção.

O SG7 inicia-se (podem desligar o cabo do PC) e começa a falar! Não se assustem. Não mexam em nada!
Podem ir tomar um café, pois a conversão para ext4 demora algum tempo (depende da quantidade de ficheiros que tiverem no vosso SG7)

Após o arranque, aceder às definições/sobre e verificar a alteração do kernel.

2º Passo
Como já temos os ficheiros necessários para a actualização no SD interno, podemos passar à execução.
Desligar o SG7 e entrar em modo recovery: botão aumentar volume e iniciar em simultâneo.
O SG7 inicia-se e aparece-se no ecrã algo como na imagem em baixo.

Embora não esteja documentado nestas imagens, devem efectuar uma reposição de fábrica antes de efectuar o flash. Para isso basta aceder ao menu wipe e escolher as opções factory reset, wipe cache e dalvik cache. Para navegar nos menus, utilizem as teclas do volume, para seleccionar a opção, a tecla de iniciar (power).

Concluído o reset, aceder ao menu install e escolher choose zip from internal sdcard

Navegar até à pasta onde guardaram os ficheiros.

Escolher o ficheiro aokp_galaxytab_milestone-4.zip

Confirmar a escolha

Aguardar que a actualização termine. Se repararem, no canto superior esquerdo na imagem em baixo têm o registo relativo à reposição de fábrica que referi em cima.

Ao terminar, aparece uma mensagem no fundo do ecrã.

Instalada a ROM devem passar à instalação das aplicações google. Repetir o processo de escolha do ficheiro, neste caso o gapps-ics-20120304-signed.zip e proceder ao flash do mesmo. Finda a actualização, basta navegarem até à raiz do menu e escolherem o reboot menu.

Seleccionar reboot system.

Agora resta aguardar que o sistema se inicie. De origem, têm dois launchers, por isso têm de escolher qual desejam utilizar.

É “tão simples” quanto isto. 🙂
Antes de se aventurarem, leiam o guia na sua totalidade e só depois passem à execução do mesmo. Não esquecer os backups!!!
Fontes:

Overcome 7 Series v4.1.0 @XDA Overcome – Guia AOKP (Android Open Kang Project) for P1000/L/N – MILESTONE #4, http://www.appsdoandroid.com

2 Comments

  1. Ola! Gostei desse tutorial, entretanto, gostria de saber o que não funicona. Tenho um SGT7(p1000l) e gostaria de fazer essa atualização.

    • Boa Tarde Francisco,

      Vou te dizer por experiência própria pois fiz isso no galaxy tab de minha esposa, a única coisa que percebi que não funciona “ainda” é a TV – Digital, o tablet virou outro com as funcionalidades do ICS 4.0.4, se precisar de alguma ajuda fico a disposição

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*