Apple começa a migrar as extensões do Safari para a Mac App Store

Muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante… a Apple decidiu que levaria a as extensões do Safari — que hoje nada mais é do que um repositório na web (acessível pela URL safari-extensions.apple.com) — para dentro da Mac App Store. Na página do Safari 10 que fica dentro do portal para desenvolvedores, a Maçã fala assim (tradução livre nossa):

Extensões do Safari na Mac App Store

Pela primeira vez, você pode vender e distribuir as extensões do Safari pela Mac App Store. O futuro do desenvolvimento de extensões ocorre no Xcode, onde você pode criar novas capacidades para as suas extensões usando as poderosas APIs1 nativas e tecnologias web conhecidas. O Xcode facilita a criação das extensões do Safari usando modelos de extensão de aplicativos. E se você já desenvolveu um aplicativo, é fácil dar aos usuários acesso a funcionalidades e ao conteúdo do seu aplicativo pelo Safari.

Até então, não havia nenhum indicativo de que isso de fato estava acontecendo. Mesmo vasculhando a Mac App Store, não havia nenhuma seção destacando as tais extensões. Hoje, isso mudou.

Extensões do Safari na web

O repositório na web continua lá, disponível para quem quiser procurar por alguma extensão criada para o navegador da Apple. Contudo, agora há um aviso bem grande que diz “Descubra as poderosas extensões do Safari, agora disponíveis na Mac App Store.”

Ao clicar no link, você é redirecionado para a seção “Extensões do Safari” dentro da loja de aplicativos do macOS.

Extensões do Safari na Mac App Store

Curiosamente, esta seção não pode ser encontrada navegando pelas categorias da Mac App Store — o que pode nos indicar que realmente estamos diante de algo bem novo, ainda em construção. Outra prova de que a Apple deve estar virando a chave disso agora é que há pouquíssimas extensões disponíveis na Mac App Store, e que a maioria delas continua sendo disponibilizada e funcionando pelo antigo método (repositório na web).

Ao adquirir uma extensão pela Mac App Store, o comportamento é basicamente o mesmo de um app: um download é feito e a extensão é disponibilizada tanto na pasta Aplicativos quanto no Launchpad — o que na minha opinião é bem confuso já que estamos falando de simples extensões para o navegador que deveriam, como sempre foi, ficar dentro do Safari, acessível apenas pelas preferências do navegador.

Deve ser uma questão de tempo até que mais e mais opções apareçam na Mac App Store; eu não duvido nada que a Apple também estipule um prazo para que desenvolvedores migrem as suas extensões para a loja de aplicativos — algo que considero positivo tanto para a loja (que ganha mais uma utilidade) quando para desenvolvedores (que possivelmente terão mais destaques para as suas criações).

Fonte: https://macmagazine.com.br

Por

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*