Como realizar o Upload de imagens ISO para o Citrix XenServer

Contratei recentemente um servidor dedicado em um Data Center com virtualização XenServer. Iniciando minha aventura no mundo Citrix, me deparei com um problema simples: como realizar o upload das imagens ISO para meu servidor?

Na ferramenta de gerenciamento Citrix XenCenter, encontrei um Storage chamado “MyISORepository”, mas nenhuma opção para realizar o upload ou alguma outra maneira de enviar minhas ISO´s. Diferentemente do VMWare, onde basta criar um diretório e acessar através da opção “Browse Storage”, o XenCenter não possui nenhuma opção semelhante. Imagine o primeiro cenário:

Fazer upload através do WinSCP

Acessei meu servidor através do WinSCP (http://winscp.net/eng/index.php) e encontrei um diretório em /opt/xensource/packages/iso/ com um arquivo ISO chamado xs-tools-5.6.100.iso.

Quando você for criar uma nova máquina virtual pelo XenCenter, este arquivo aparecerá como uma opção de ISO para sua VM, foi aqui que deduzi:

Basta fazer o upload das isos para este diretório, e pronto!

Engano! Pois realizei o upload da ISO para este diretório e nada! O diretório do repositório de ISOS do XenServer é na verdade no diretório /var/opt/xen/iso_import.

  • Instale o WinSCP em seu computador.
  • Verifique se o diretório /var/opt/xen/iso_import existe. Caso não exista, crie com o seguinte comando: mkdir -p /var/opt/xen/iso_import.
  • Copie suas ISO´s para este diretório utilizando o WinSCP.
  • Caso não possua o repositório criado, crie-o com o comando: xe sr-create name-label=”MyISORepository” type=iso device-config:location=/var/opt/xen/iso_import/ device-config:legacy_mode=true content-type=iso.

Estes comandos poderão ser executados através do cliente SSH Putty para WIndows. Um problema que poderá ocorrer é após a criação do repositório, existir a necessidade de adicionar novas ISO´s no repositório, pode acontecer do Xen não identifica-las. Para isso existem duas formas:
1) No XenCenter, clique com o botão direito do mouse sobre o repositório e marque a opção “Forget”

 

 Após, execute o comando pelo SSH para criá-lo novamente: xe sr-create name-label=”MyISORepository” type=iso device-config:location=/var/opt/xen/iso_import/ device-config:legacy_mode=true content-type=iso.
2) Outra maneira de atualizar o repositório é através dos comandos pbd-unplug e pbd-plug (execute-os nesta ordem)
 pbd-plug
Fonte:
28 DE JUNHO DE 2012
by Andre Bellafronte in ,

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*