Como fazer backups automáticos do seu blog WordPress para o Dropbox

Para quem ainda não conhece o Dropbox, este é um serviço gratuito de hospedagem de ficheiros na internet, que lhe permite carregar todo o tipo de ficheiros para dentro de uma conta privada, e acessar esses mesmos ficheiros em qualquer parte do mundo, ou através das aplicações para iPhone, iPad, Android e muito mais. O Dropbox tem hoje mais de 5 milhões de usuários em todo o mundo e está com um crescimento incrível nos últimos meses. Basicamente o Dropbox é um serviço de hospedagem nas nuvens(cloud-based storage) e também um sistema de partilha de ficheiros, onde é possível você ter pastas públicas, privadas e ainda pastas partilhadas somente com determinados usuários. O Dropbox oferece 2GB de espaço para você hospedar seus ficheiros, documentos, imagens, etc., e caso você recomende o serviço para seus amigos, pode ainda ganhar 250MB de espaço extra por cada amigo que se inscrever.

Entretanto, foi lançado recentemente um plugin do Dropbox para WordPress, que lhe permite realizar backups do seu blog WordPress para dentro deste sistema de hospedagem nas nuvens. Os colegas do WPMU.org falaram sobre o assunto. Vejamos então passo-a-passo como fazer backups automáticos do seu blog WordPress para o Dropbox:

1. INSCREVA-SE NO DROPBOX

Caso ainda não tenha uma conta no Dropbox, poderá clicar em um dos nossos links deste artigo e criar imediatamente a sua conta. A vantagem de você se registrar através de nossos links é que você recebe automaticamente 250MB extra de espaço e nós também. Se você se for inscrever no site, fica perdendo 250MB desnecessariamente. Se você recomendar posteriormente seus amigos, você poderá aumentar drasticamente o tamanho da sua Dropbox e com isso realizar seus backups confortavelmente sem necessidade de expandir o espaço disponível no serviço.

2. INSTALE O PLUGIN DE BACKUPS PARA WORDPRESS

Como dissemos anteriormente, foi lançado recentemente o plugin WordPress Backup to Dropbox e você deverá descarregá-lo e instalá-lo em seu blog WordPress para que possa tirar o máximo partido dos backups automáticos do seu blog para dentro da sua Dropbox. Se desejar pode procurar pelo plugin diretamente a partir do menu “Plugins” > “Adicionar Novo” do seu blog WordPress.

3. AUTORIZE O ACESSO DO PLUGIN AO DROPBOX

Depois de instalar o plugin WordPress Backup to Dropbox, você terá de garantir o acesso do plugin à sua Dropbox. Essa autorização usa o sistema de autenticação OAuth que é extremamente segura, portanto, você não deverá ter qualquer receio de autorizar que o plugin acesse sua Dropbox para realizar os backups automáticos do seu blog.

4. ESPECIFIQUE AS CONDIÇÕES DE BACKUP

A página de opções do plugin permite-lhe visualizar qual o próximo backup a ser realizado, bem como quanto espaço você tem disponível na sua Dropbox. O plugin permite-lhe ainda escolher qual a pasta da sua Dropbox onde você deseja colocar seus backups e também quais os dias, horas e frequência desses mesmos backups.

Outra grande vantagem deste plugin é que ele permite-lhe especificar quantos backups você pretende manter em sua Dropbox, o que significa que se você estimular 5 backups, por exemplo, quando ele for efetuar um novo backup, ele substitui o backup mais antigo pelo mais recente, mantendo espaço livre em sua Dropbox para outras eventualidades. Dessa forma você pode manter sua Dropbox sempre com espaço livre para outras tarefas.

5. VEJA SEUS BACKUPS DIRETAMENTE NO DROPBOX

Assim que você configurar as opções de seu plugin e ele começar a realizar os backups do seu blog, você poderá ver depois os ficheiros .zip a serem hospedados na sua Dropbox. Os backups são preparados automaticamente, pelo que é importante que você vá na sua Dropbox nos primeiros dias para verificar se tudo está funcionando corretamente, para que mais tarde deixe tudo funcionando em piloto automático.

A grande vantagem deste método é que o Dropbox é um serviço totalmente gratuito e os backups do WordPress são algo extremamente importante. Se ainda não tinha um sistema de backups de qualidade, tem aqui a oportunidade da sua vida, até porque se a sua hospedagem falhar, seus backups ficarão hospedados na sua Dropbox!

 

Fonte:

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*